Maurício Costa: do receio nos primeiros 5K aos planos para a meia maratona
O servidor público Maurício Costa, 56 anos, começou a correr recentemente. Natural e morador de João Pessoa-PB, ele praticamente se viu obrigado a começar a atividade por causa do sedentarismo e sobrepeso. As caminhadas esporádicas já não davam resultado. Hoje, atleta da Go Runners, tem como objetivo correr ainda em 2020 sua primeira meia maratona. Confira!
“A corrida entrou na minha vida, inicialmente com o objetivo de me ajudar a combater o sedentarismo e o sobrepeso, identificado após uma consulta médica.
Mas se ela entrou na minha vida por uma exigência médica e questão de saúde, hoje se mantém por prazer. Aprendi com o tempo que a prática de um esporte é imprescindível na vida atual, pois ajuda a aliviar o estresse e melhora a saúde física e mental. Chega de estimular o ‘cortisol’, precisamos mais das ‘…inas’ circulando em nosso sangue. Só assim, teremos uma vida mais saudável.
Lembro que participei da minha primeira corrida de rua receoso de não cumprir o trajeto de 5K. Foi uma corrida noturna promovida por uma empresa de comunicação. A chegada foi com sacrifício, mas ao mesmo tempo de euforia pela missão cumprida.
Eu caminhava de maneira esporádica e essa prática provocava em mim aquele efeito sanfona: perdia e logo em seguida ganhava peso. Fiz isso por um bom período sem me dar conta das consequências. Sabotando o objetivo de manter o peso ideal e a prática contínua de uma atividade física que consequentemente repercutiria numa saúde melhor. Foi preciso entender que precisava manter a atividade física e uma boa alimentação, bem como outros hábitos saudáveis permanentemente.
A importância da reeducação alimentar foi primordial juntamente com a atividade física para mudar e controlar o que provoca o sedentarismo e o sobrepeso, isso tem que ser uma decisão sem volta.
Estou na Go Runners desde maio de 2019 e o acolhimento e profissionalismo de Léo e Aline à frente da Assessoria tem me mantido estimulado e muito disposto no dia-a- dia, além de novas amizades que fazemos com os demais praticantes da corrida. Iniciei com 5k, hoje já estou correndo 10k e pretendo, no segundo semestre de 2020, estrear nos 21K.
Tenho aproveitado, às vezes, a corrida para conhecer novos lugares participando de eventos fora de João Pessoa. Procuro conciliar a corrida com o turismo na cidade que visito. Tenho a pretensão de participar, ainda este ano, da corrida de São Silvestre em São Paulo e de uma meia maratona. E sei que estou em boas mãos.
Além da corrida de rua, também me fascino pela corrida de trilha. A caminhada em meio à natureza e o desafio de desbravar novos caminhos tem sido minha opção favorita. Tenho participado desde 2019 do Desafios das Serras, evento que acontece aqui no nordeste em cidades que, por sua natureza, possuem ambientes para essa aventura.
Avante! Corrida é disciplina, dedicação e perseverança!”