Cláudia Souza Macêdo: ´Corra com coração e alma. Isso é tudo!`

Cláudia Souza Macêdo: ´Corra com coração e alma. Isso é tudo!`

8 de abril de 2024 3 Por Paulo Prudente

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cláudia Souza Macêdo, 57 anos, está no meio de uma jornada épica: em junho vai correr em Porto Alegre sua primeira maratona. Juntamente com a GO RUNNERS, assessoria esportiva de Natal-RN, ela treina com disciplina pensando no grande dia. Confira!

´´Iniciei no mundo da corrida quando a UFRN lançou o projeto de extensão “Qualidade de Vida” para os servidores, em 2013. Mas, em 2015 tive que parar por conta de doença. Retornei a atividade de corrida em dezembro de 2017, iniciando assim a minha jornada na Go Runners.

Primeira prova com a GO RUNNERS, em 2018

A evolução é gradativa e tudo acontece ao longo do tempo. Durante estes sete anos eu aprendi muito, fiz diversos ajustes, passei a conhecer/entender mais o meu corpo e ouvi os sinais. Aprendi que junto com a corrida é preciso fazer fortalecimento específico para evitar lesões, para melhorar a mecânica da corrida, assim como acompanhamento nutricional, principalmente se você deseja correr longas distâncias. Assim, a corrida tornou-se para mim um estilo de vida saudável. Pretendo correr o resto da minha vida.

Em 2019 eu fiz a minha primeira meia maratona, no Rio de Janeiro; a segunda foi em 2021, em João Pessoa; e a terceira em Santiago no Chile, em 2022. Depois disso, correr uma maratona era algo que estava surgindo em meu coração.

Com a treinadora Mari, em Santiago do Chile

Em 2020 eu e a professora Mariana Fernandes fizemos as nossas inscrições para a prova em Santiago. Eu nos 21K e ela nos 42K. Mas veio a pandemia só conseguimos correr a prova em maio de 2022. Durante o ciclo de treinos eu comentava do meu desejo de fazer uma maratona. Daí ela me emprestou vários livros e assisti vídeos a respeito. Tive o privilégio de participar do ciclo de treinos dela e de fazermos alguns longões juntas. Falávamos da nossa viagem e que eu iria correr os últimos 5Km da maratona ao lado dela. E assim aconteceu. Foi aí que a vontade se concretizou e eu decidi fazer a minha maratona.

Tinha programado fazer minha primeira maratona em 2023 e até fiz minha inscrição para São Paulo, mas não aconteceu. Meu corpo ainda não estava preparado, tive algumas lesões que me impediram de realizar esse desejo. Então decidi fortalecer meu corpo e minha mente.

Entendi que para correr uma maratona é preciso ter uma equipe “multidisciplinar”. Além da assessoria de corrida, ou seja, do professor (Mariana) que prescreve seu treino é necessário ter um bom profissional para os exercícios de fortalecimento (Luana – Drive Treinamento Integrado), acompanhamento nutricional que entenda de corrida (Sheilla Fernandes) e um fisioterapeuta (Higor Rêgo) para as liberações. Eu tenho a melhor equipe!

Em janeiro deste ano decidi o local que eu faria a maratona: Porto Alegre, com percurso plano, no primeiro semestre e a temperatura fria, agradável para correr. Desde então venho treinando.

Meia da Polícia Federal, em abril de 2024

Tive que fazer vários ajustes, como mais um dia de fortalecimento específico (três vezes na semana), acompanhamento semanal com nutricionista, fisioterapia preventiva (liberação). Tive que ajustar locais e horários de treinos por causa do trabalho, que inclui orientação com os alunos.

No início a minha mente queria me sabotar o tempo todo. Eu achava que não conseguiria, pensava em adiar … mas, graças a Deus eu faço meditação e tem ajudado muito. Hoje eu estou muito confiante e feliz com os meus treinos e com o meu desempenho. Normalmente treino sozinha por conta da logística do trabalho.

A jornada tem sido um grande aprendizado. Aprendi a entender a impermanência da corrida. Em alguns treinos eu fico devaneando pensando no dia da corrida, nos últimos quilômetros, em que eu vou chorar, sorrir, me arrepiar … em outros treinos em acho que não vou conseguir finalizar, que estou cansada, que não é para mim … daí eu lembro de tudo que li, das histórias de superação que ouvi e vou conversando comigo mesma, vou meditando … e quando vejo o treino tá feito.

Com certeza nesta jornada abrimos mão de várias coisas, vários prazeres … saídas noturnas, encontros, viagens, uma taça de vinho … tenho mais cautela com a alimentação e ingestão de água. Meu corpo precisar descansar não só para os treinos, mas, também, por conta do meu dia a dia, afazeres em casa e no trabalho. Por outro lado, buscamos outros prazeres, descobrimos que gostamos de outras coisas.

Tudo faz parte da jornada, tudo isso é por um tempo determinado, tem início, meio e fim. Tudo é uma questão de tempo … E tempo para mim é escolha … e escolha é priorizar. Hoje eu estou priorizando o meu desejo, a minha escolha que tem local, dia e hora.

Como eu faço meditação e procuro viver o momento presente (aqui e agora – Mindfulness), eu vou deixar para viver a expectativa da prova no dia 16 de junho, o grande dia. Porém, confesso, porque eu sou ser humano e tenho emoções, que quando penso no grande dia dá aquele friozinho gostoso na barriga. Eu só sei que vai ser um momento gratificante, mágico e emocionante.

Courez avec le coeur et l’âme. C’est tout! (Corra com coração e alma. Isso é tudo!)´´