Josias Pinheiro: com a MP RUN uma jornada até os 60K da WTR Serra do Mar

Josias Pinheiro: com a MP RUN uma jornada até os 60K da WTR Serra do Mar

8 de dezembro de 2023 0 Por Paulo Prudente

Atleta e staff da MP Run, o fisioterapeuta Josias Garcia Pinheiro Junior, 39 anos, correu sua primeira ultramaratona no último fim de semana de novembro. Os 60K da WTR Serra do Mar coroaram um ano de muito treino e três maratonas. Confira!

´´Sou corredor amador desde os meus 17 anos. Corri minha primeira maratona em 2013 e desde então vinha planejando fazer a minha primeira ultra 10 anos depois. Neste período sempre enxerguei a corrida de melhorar a minha saúde e condicionamento físico. Apenas isso!

Em 2020 tive câncer no testículo direito. Então comecei a ter mais disciplina com os treinos e com a alimentação. Passei levar os treinos com mais seriedade, visando melhorar a minha performance. Entrei na MP Run também com este objetivo. E como sou fisioterapeuta e massoterapeuta, temos uma ótima parceria.

A primeira vez que corri a WTR foi em 2021, os 16K na Serra do Mar, onde voltei em 2022 para fazer 32K. Este ano fiz os 18k da edição Praias Selvagens e voltei à Serra do Mar para minha primeira ultra. E como a prova foi em novembro, antes decidi fazer três maratonas para me preparar melhor. Em abril, fiz a Maratona de São Paulo, em agosto fiz a Rum Muralha e em outubro fiz a XC Run Búzios solo.

Como era minha primeira ultra tracei como objetivo chegar bem, sem lesão e não muito exausto. Então fui paciente na maior parte do percurso. No km 21, perdi um pouco a concentração e quando corria um trecho de descida em asfalto, acelerei um pouco cedo demais. Aí, logo que peguei a primeira subida, tive câimbras nos dois adutores da coxa. Consumi mostarda e melhorei logo, sem ter outra câimbra durante a prova. Mantive o meu ritmo como foi treinado. E fui tranquilo dentro do planejado até o fim.

A MP Run tem me ajudado. Em relação aos treinos e à motivação. Todos se incentivam e você nunca fica sozinho. Quando aparece uma história de superação e um bom resultado com um dos alunos, você acaba querendo melhorar também. E ainda há aquela oportunidade de fazer novos amigos.

Este ano foi desafiador pra mim. Tive que conciliar os treinos com a administração do meu Studio de Pilates Control Balance, que acaba de completar um ano.´´