Delanne Arvellos: Ipiabas, no Vale do Café, é o ponto de partida para aventuras em meio à natureza

Delanne Arvellos: Ipiabas, no Vale do Café, é o ponto de partida para aventuras em meio à natureza

8 de novembro de 2023 0 Por Paulo Prudente

Ipiabas é um pequeno distrito de Barra do Piraí, cidade do sul fluminense que faz parte do Vale do Café. Durante anos serviu de passagem para os turistas que iam a Conservatória, a terra da seresta.

Às fazendas do café, aos casarios coloniais e aos cenários de filmes, Ipiabas acrescentou recentemente uma forte vocação para passeios e práticas de esportes em meio à natureza. E foi lá que a bacharel em Direito e instrutora de yoga Delanne Arvellos, 49 anos, descobriu sua vocação para multiesportista e para motivar outras pessoas à pratica esportiva.

´´Montamos uma equipe de corrida de rua e de montanha, a Essência Adventure. Uma ideia que surgiu no Essencia, espaço que eu e meu marido mantemos para yoga, treinamento funcional e tratamentos corporais como massagem modeladora e relaxante. Tudo visando o bem estar físico e emocional de nossos alunos´´, conta Delanne.

Mãe de Gabriel, 21 anos, e de Rafael, 16, a empresária usa o esporte como importante ferramenta para evitar crises de ansiedade e depressão. A corrida foi um verdadeiro presente dos amigos.

´´Sou grata a eles por terem me apresentado a corrida, que já fui estreando numa prova de montanha aqui em Ipiabas, em abril deste ano. E não poderia ter sido melhor por que fiquei em quinto lugar no geral e em 1º na minha categoria´´, festeja a atleta.

Mas se correr na montanha já é algo desafiador, imagina uma prova no meio do mato que inclui rapel, corrida e ciclismo. Tudo com a responsabilidade que o próprio atleta tem de cuidar de sua navegação.

´´Foi o Haka Expedition, em abril, em que eu e minha parceira Damiana tivemos que superar limites físicos e emocionais. Acabamos nos perdendo à noite, mas apesar do perrengue, saímos mais fortes da competição“.

Com Gisa,no pódio da Etapa Ipiabas do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha

Essa experiência despertou em Delanne o gostinho pela corrida de orientação, que acaba se misturando com o trail run, modalidades em que o desafio é, na grande maioria das vezes, consigo mesma.

´´Logo depois do Haka Expedition, comecei a participar de corridas de orientação, em que o propósito é se orientar na mata, buscando prismas. Tenho participado do Circuito VTR e de algumas corridas rápidas de 5km. Venho tentando evoluir cada vez mais no trail run, modalidade em que o principal propósito é a superação pessoal. Uma evolução que tem como inspiração dois corredores que são a própria essência da Essência Adventure. O senhor Antônio, 64 anos, e dona Luzia, de 60, que vivem no pódio de suas faixas etárias“, completa Delanne.

 

O ano de 2023 foi marcante, com Delanne presente em várias provas. Nessa jornada, que em 2024 começa com a Trail Race Rio Preto, a atleta conta com o atleta profissional de futebol e profissional de Educação Física João Pedro , com a massoterapeuta Graciele e com o apoio do marido Paulo, através da Gráfica Santa Rita . Suporte para uma vida de longevidade no esporte.

´´Minha meta é cada vez me superar mais. Superar meus medos, receios e desafios. Falando do presente não consigo me enxergar sem a prática de esportes. Pra mim isso é uma terapia!“