Luciana de Oliveira no pódio da XC RUN Búzios: ´talvez tenha sido minha última maratona`
Atleta da MP Run, a dentista e professora Luciana de Oliveira, 53 anos, já havia corrido três maratonas no asfalto quando decidiu correr com os 42K Solo da XC RUN Búzios do último sábado. Seu objetivo? Confira!
´´Já vinha pensando em encerrar meu ciclo de maratonas. Queria fazer isso com uma prova especial e escolhi a XC Búzios, juntando o fato de ser uma prova super bacana com o meu melhor momento em relação a performance. E não poderia ter sido melhor, por que a única distância que eu não tinha pódio na faixa etária eram os 42K. Ele veio e foi demais!
Mas isso exigiu, assim como qualquer outra maratona, uma jornada pesada de treinos, com muita rodagem. Com a MP Run eu treinei muito e em vários terrenos. Fiz muita trilha, muita subida… Mas o nível de dificuldade da XC me surpreendeu. Uma prova difícil, em que alguns momentos pensei em parar.
No ponto de transição dos 21K cheguei a pensar que aquilo era só para quem é fera de verdade. Dei aquela parada, respirei fundo e pensei: ´´vai dar, estou preparada, é só desacelerar um pouco…“. E aí veio aquela subida das Emerências, o trecho que eu mais senti. Logo depois aquela descida de pedras…
Foi um desafio que eu me propus e que venci. Estou muito contento com o que fiz e com o treinador Márcio Pierri, por que quando entrei para a MP, há ano, eu já corria bem. Mas acho que ele me eu mais velocidade e mais competitividade.
Fui bem, mas não foi fácil. Geralmente faço as provas com um pouco mais de tranquilidade e essa foi a que eu mais senti. Tive dificuldades normais, como cansaço… Errei ao ter carregado minha mochila de hidratação. Acho que só as garrafinhas seriam suficientes e o resultado seria um pouco melhor. Aquele litro de água nas costas deu uma pesada. Me considero uma velocista, alguém que busca performance nas provas curtas, e não estou acostumada com mochila de hidratação. Mas fica como experiência!
Os planos agora são de descansar… Quis fechar com a XC meu ciclo de maratonas, mas é aquilo, nunca podemos dizer nunca. Mas hoje falo com um aperto no coração: talvez tenha sido minha última prova de 42K!
Meu objetivo era terminar a prova bem e não esperava pódio. No fim, em 5h20min, fui a 22a no geral e 3a na categoria. Só sucesso!“