XC RUN Búzios e Daniel Lana: ´Quando se coloca um número de peito não dá para ir devagar!`
Sábado é dia de XC RUN Búzios! Muita gente já está na expectativa pela prova, aguardando o momento de alinhar na largada mais uma vez. É o caso do empresário Daniel Lana, que se divide moradia entre Angra dos Reis e Rio de Janeiro. Em Búzios, o corredor já experimentou o solo, quando correu sua primeira maratona, e os s revezamentos em dupla e em quarteto, quando subiu ao pódio em segundo lugar.
Sábado, Daniel, atleta da ML MIX Run, vai no quarteto mais uma vez. Confira!
´´A XC RUN Búzios virou uma prova obrigatória para boa parte das pessoas que correm montanha e até dos cariocas que correm mais no asfalto. É uma festa! Já corri quarteto, dupla e solo. Foi minha primeira maratona e lembro que estava zero preparado. Já fiquei em segundo lugar num quarteto misto e é nesta categoria que volto este ano.
Vou com amigos que correm forte, mas sem maiores pretensões. A ideia este ano é participar, mas, como sempre, fazer força e ver onde a gente chega. Quando se coloca um número de peito não dá para ir devagar. Hoje, subir no pódio em Búzios não é fácil! Tem um pessoal local que conhece muito bem a prova e treina forte. Jovens e veteranos, especialmente nos revezamentos. Não fiz treinos específicos para esta prova, mas venho de um ciclo de treinos para o UTMB Paraty, então acho que estou preparado.
Treinar, para mim, é como trabalhar, escovar dente, tomar banho… é algo que faz parte da minha vida. Lógico que minha rotina, especialmente agora como empresário, às vezes é estressante. Mas se saio para treinar é para fazer o melhor. Claro que nem sempre a fase é boa, mas ideia é sempre fazer todos os treinos e entregar o máximo daquele dia. Nunca vou pro treino pra fazer mais ou menos.
Comecei correndo despretensiosamente há mais de 12 anos. Aquela corrida de academia… o famoso cárdio quase todo dia. Até aparecer uma canelite, talvez por conta da falta de orientação.
Até que procurei a ML MIX e comecei a entender um pouco de corrida. No início, aquela empolgação de querer pular etapas ao ver o pessoal fazendo provas um pouco mais longas. Mas depois a gente vai entendo um pouquinho mais. Hoje a corrida é uma meditação, que uso todo dia. Meu dia sem a corrida fica estranho, diferente, parece que está faltando algo.
Quando comecei a entender a corrida e levar as planilhas sério, minha vida mudou. Troquei hábitos ruins por hábitos bons. Como gosto de correr bem cedo, deixo de sair à noite, reduzo a bebida… Já nos primeiros anos de treino sentia prazer em colocar o número de peito e competir. O bom da corrida é que se você é amador, sempre vai ter alguém na frente e atrás de você. Então a competição é mais consigo mesmo. Quando se entende isso a evolução vem.
Hoje, com mais maturidade física e mental, levo a corrida de uma maneira mais equilibrada. O prazer não está em correr todas as provas, mas as boas provas e viajar para correr. Corrida é uma das atividades de que não abro mão.
A ML MIX Run foi a base disso tudo. Minha primeira e única assessoria. Já estou com eles há quase oito anos. Confio no Manuel Lago e acho que ele me conhece como ninguém e sabe até onde eu posso ir. Tenho certeza da capacidade técnica dele não só como treinador, mas também como atleta.
Procurei ele pelo estilo de prova que eu gosto, mas ele também entende de asfalto. entende até de asfalto. Tanto que este ano em minha primeira maratona de asfalto, no Rio, fui sub3h. Manuel tem o treino específico para cada aluno. Sem contar os amigos e parceiros de treinos coletivos, que se motivam. Isso é importante para buscar a performance. Sozinho seria impossível!“