XC RUN Búzios: Eduardo Borba, da ML Mix Run, luta com uma lesão para chegar inteiro e preparado para a prova
Esporte é algo que sempre esteve presente na vida do servidor público federal Eduardo José Paiva Borba, 49 anos. A corrida acabava sendo um recurso para melhorar o condicionamento físico, não era ainda visto ainda como uma modalidade esportiva. Até que há uma década começou a participar de algumas provas. Uma jornada que o trouxe até aqui, em mais um ciclo de preparação para a XC RUN Búzios, em que vai fazer os 42K Solo em 28 de outubro.
´´Acredito que pratiquei esportes praticamente durante toda a minha vida, e a corrida sempre me ajudou na busca por condicionamento físico, controle de peso e na melhoria da saúde física e mental. Após participar de provas de 10km e 21km, incentivado por amigos, em 2013, comecei a treinar com meu amigo e professor Gabriel Valladares, para as primeiras provas de 42km de asfalto e trilha´´.
Quem corre sabe o que isso quer dizer: amor à primeira prova! Com Eduardo não foi diferente, mas no seu caso, a paixão foi pelas montanhas e pelas trilhas. E assim, sua vida, de fato, mudou!
“Me apaixonei pelas trilhas e pelas montanhas, e nunca mais consegui viver sem elas! Em 2016, comece a treinar na ML Mix Run, e o professor Manuel Lago me transformou em um ultramaratonista, tendo conseguido participar de provas de 80km até 140km“.
Desde então, Eduardo acumulou provas inesquecíveis, como a Maratona Internacional da Patagônia (60Km), em 2015, uma das primeiras do seu rico currículo de ultramaratonista.
´´Essa foi em um dos lugares mais bonitos em que já estive, o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Em 2018, corri a Zion Ultras (100km), em outro lugar fantástico, o Parque Nacional de Zion/EUA. Talvez tenha sido minha melhor performance. Saiu quase tudo como planejado! Aqui no Brasil, tive experiências marcantes também, que me permitiram correr à noite nas trilhas: Costa Esmeralda Indomit Ultra Trail (80km, 2016 e 2018) e UAI (140km, 2022 e 2023).“
A XC RUN Búzios, prova para a qual Eduardo está se preparando, também tem um lugar cativo nas memórias e na lista de perrengues do ultramaratonista.
´´Em toda a jornada para a prova de 2019, consegui superar momentos pessoais muito difíceis e alcançar o meu melhor resultado na prova até hoje. Subir ao pódio da minha faixa etária junto com amigos e atletas tão conhecidos ainda parece um sonho! Sim, um sonho, por que nunca é fácil para um corredor amador conciliar todos os treinos com os compromissos de trabalho e da vida familiar. Reconheço que é uma negociação diária. Afinal, nem todos os amigos são corredores!´´
Essa parte da jornada é comum a muitos corredores de longa distância. Uma parte que Eduardo decidiu cumprir à risca, com a ajuda de um ´´staff“ pra lá de especial, que torna tudo menos complicado.
´´É preciso ter foco, disciplina e optar por um estilo de vida adequado a um esporte que exige muito do corpo. Afinal, não é só correr. Preciso muito fazer dieta e dormir cedo à noite. Mas minhas meninas, esposa e duas filhas, são as minhas maiores incentivadoras. Sabem da importância da corrida para o meu equilíbrio mental. Afinal, só a corrida é capaz de contrabalançar a energia que meu corpo teima em produzir em excesso“, com Eduardo, lembrando que o apoio e o suporte vão além da rotina de treinos. ´´Minha esposa costuma me dar todo o suporte necessário. Nas provas maiores ela também cuida de mim. Esteve do meu lado durante todos os 140Km da última UAI“, completa.
Com tamanha experiência, era de se esperar que os 42 quilômetros da XC RUN Búzios não fossem um grande desafio para Eduardo, mas vida de ultramaratonista nunca é fácil. A jornada para cada prova é recheada de variáveis, muitas fogem do controle.
´´A XC será um grande desafio, já que após a UAI – 140km, em julho, tive algumas lesões musculares. Recentemente fui diagnosticado também com entesopatia no quadril. Estou lutando para chegar inteiro e preparado para a prova. Não quero criar muita expectativa em relação a performance. Sei que dificilmente vou superar meu tempo de 2019, por causa das recentes lesões. Quero apenas chegar preparado para me divertir durante cada quilômetro da prova, que é muito organizada e possui um visual lindo. Fora a oportunidade de encontrar com os amigos de corrida! Com certeza, é a prova que tenho mais participações.“
Os incômodos causados pelas lesões não têm permitido a Eduardo cumprir integralmente a planilha de treinos prescrita pelo treinador Manuel Lago (ML Mix Run), o que não tira do corredor otimismo em relação à prova.
´´Preciso sempre adaptar os treinos ao progresso do tratamento. Mas acredito que vai dar tempo de chegar preparado para completar a prova sem sofrimento e com muita diversão. Tenho feito fisioterapia e musculação para acelerar o processo. O acompanhamento de profissionais qualificados e experientes é indispensável para a prática de esportes, principalmente quando participamos de provas que exigem muito do corpo e da mente. “
Sua relação com o treinador e a excelência da ML Mix Run, segundo Eduardo, o ajudam a carregar sempre um pensamento positivo para as provas, o que em determinados momentos pode ser decisivo.
´´Não sou um corredor profissional, assim preciso carregar um pensamento positivo para os momentos difíceis da prova. Sempre penso: fiz 100% do treinamento proposto pela ML Mix Run. Estou preparado para cruzar a linha de chegada. Não se trata de resultado. Falo de segurança e diversão. Gosto de chegar nas provas preparado para fazer o meu melhor, mas também quero me divertir e aproveitar cada quilômetro. E assessoria me mostra o caminho a ser percorrido“, completa o corredor.