Thiago Estrella: A Muralha, Ultra de Sana e agora a XC RUN Búzios

Thiago Estrella: A Muralha, Ultra de Sana e agora a XC RUN Búzios

4 de outubro de 2023 0 Por Paulo Prudente

O funcionário público Thiago Estrella, 37 anos, viveu duas semanas para de intensas em agosto e setembro. Correu os 42K da Muralha em 20 de agosto, e 15 dias depois os 80K da Ultramaratona de Sana. Algo que não é para qualquer um! Mas Thiago tinha uma motivação extra: no ano passado, em Sana, ele desistiu da prova no km 64. Missão cumprida e agora são seis maratonas e três ultras no currículo. Confira!

´´Eu já tinha me inscrito para a Ultramaratona de Sana, desde o início desse ano. É uma prova que estava engasgada desde o ano passado, quando não consegui completar. Aliás, quando parei no km 64, ano passado, saí de lá falando que não faria mais. Na hora da raiva, sabe como é… Mas depois, de cabeça fria, decidi que voltaria para fazer o que não havia sido feito. Por que nunca deixo nada que faço pela metade.  E A Muralha me inscrevi faltando três meses para a prova. Usei como se fosse uma preparação para Sana, apesar de o percurso esse ano ter sido descida. Mesmo assim foi uma prova muito pesada.

A jornada de treinos para estes dois desafios foi muito dolorida. Especialmente os treinos longos, as subidas… Teria muito isso pela frente na Ultra de Sana. Assim, cheguei na Muralha bem tranquilo, até por não ser minha prova-alvo. Corri os 42K de boa.

Já em Sana, cheguei muito ansioso. Para piorar, esqueci o bastão em casa e acabei ficando bem apreensivo. Foram 80 quilômetros com muitas subidas sem o bastão… Pesado! Mas no fim valei a ótima preparação que tive e completei bem a prova.

Tudo saiu como esperado e cruzei a linha de chegada faltando ainda uma hora para o fim dda prova, que foi de 15 horas.

Foi tudo como esperado, minha prova alvo era a Ultramaratona de Sana e completei faltando 1 hora para o término da prova, que foram de 15 horas. Na verdade, o mais complicado foi administrar a mente, que toda hora tentava me sabotar, querendo que eu parasse pelo cansaço. É o tipo de prova em que a mente precisa estar muito bem. O que me ajudou nessas horas era saber que tinha muita gente torcendo por mim, principalmente a galera da MP RUN, que é para mim uma grande família. O sentimento na chegada era de emoção, de dever cumprido e de felicidade

Estou há três anos na MP RUN e eles foram essenciais para a minha evolução na corrida, principalmente nas ultras. Tudo na preparação é pensado para que a gente consiga atingir o objetivo nas provas. O método de treinamento é excelente.

Agora vamos os 42k em dupla da XC RUN Búzios e depois vamos curtir um pouco as provas de 10K em asfalto, para descansar um pouco. Depois, foco total nos 100K da TUTAN, minha prova-alvo. Esse ano fiz os 70K, agora vamos para os três dígitos.“